quinta-feira, 14 de junho de 2018

Telessaúde SC abre inscrições para 5 Cursos Gratuitos a distância

Telessaúde SC abre inscrições para 5 Cursos Gratuitos a distância 

O Núcleo Telessaúde SC abre inscrições para cinco novas turmas de cursos a distância na próxima segunda-feira, 18 de junho.



Os cursos ofertados são: (1) Saúde Mental na APS; (2) Introdução ao Acolhimento; (3) Participação Comunitária e Controle Social; (4) Ferramentas para o Trabalho na ABS; e (5) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS.

(1) Saúde Mental na APS (100 vagas): Conhecer o instrumento AMAQ, que possibilita realizar a autoavaliação do processo de trabalho da equipe de SF, e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção. O curso é voltado ao profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica e tem carga horária de 16h.

(2) Introdução ao Acolhimento (100 vagas): O objetivo do curso é qualificar os profissionais da Atenção Básica à Saúde sobre o modelo de atenção ampliado em saúde e sua relação com o acolhimento e a humanização e para implementação do acolhimento no processo de trabalho da Atenção Básica. O curso é destinado aos profissionais de nível médio e superior da Atenção Básica, com carga horária de 16h.


(3) Participação Comunitária e Controle Social  (100 vagas): O curso tem como objetivo discutir sobre o papel das equipes de Saúde da Família no fortalecimento do controle Social e da participação da comunidade como um princípio do SUS, utilizando-os como instrumento de planejamento do trabalho na APS. São apresentadas experiências de alguns municípios na realização de um trabalho conjunto entre os Centros Comunitários/Conselhos Locais de Saúde e as equipes de ESF e NASF na potencialização da participação popular. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica. A carga horária é de 20 horas.


(4)  Ferramentas para o Trabalho na ABS (100 vagas): Conhecer ferramentas que auxiliem na elaboração de um projeto de saúde no território de atuação das Unidade Básicas de Saúde e refletir sobre como as equipes de Saúde da Família podem inserir essas ferramentas em seu processo de trabalho são os objetivos deste curso. Profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica podem se inscrever. O curso tem 20 horas de carga horária.

(5) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS (100 vagas): O curso objetiva discutir a organização do processo de trabalho das equipes de ESF para atender as necessidades das pessoas com sofrimento mental e conhecer as possibilidades de cuidado compartilhado por meio da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Catarina e como a Atenção Básica faz parte dela. O curso é voltado aos profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica e tem 20 horas de carga horária.

http://telessaude.ufsc.br/telessaude-sc-cursos-junho-2018/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.