sábado, 22 de janeiro de 2022

ASSISTENTE CURATORIAL DE MEDIAÇÃO E PROGRAMAS PÚBLICOS - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

ASSISTENTE CURATORIAL DE MEDIAÇÃO E PROGRAMAS PÚBLICOS - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

Prazo limite para cadastro até o dia 04/02/2022.

Posição PJ

Horário:

Dedicação de 40h semanais, em regime híbrido de trabalho.

Descrição do cargo:

Conceber, elaborar e acompanhar programas públicos, a interlocução, aproximação e a formação do público em relação às exposições e atividades promovidas pelo museu, com especial enfoque na pesquisa e programação de práticas de experimentação artística, de ações pedagógicas, e de mediação do acervo.  mediar direta e indiretamente a relação do público com o museu, pesquisando possíveis nomes para ministrar as atividades oferecidas. Conduzir as tratativas e acompanhar a execução dos programas. Pesquisar temas e abordagens pedagógicas para mediar a relação do público com o acervo e as exposições. Cumprir metas de públicos atendidos pelos programas, respondendo aos instrumentais qualitativos e relatórios anuais.

Descrição das Atividades:

 Mediação

Atender as visitas mediadas de grupos organizados pelo setor de relações institucionais e outros setores que porventura solicitem, bem como organizar e executar o programa regular de mediação direta do acervo exposto (hoje nomeado Diálogos no Acervo).

Programação

Fazer o levantamento de possíveis nomes de ministrantes para atender a programação regular de palestras, visando apresentar à diretoria artística para aprovação e posterior envio dos convites.

Pesquisa

Pesquisar os temas e hipóteses propostas nas mediações do acervo e das exposições, atualizando-se com os temas da história da arte pertinentes ao acervo, da arte contemporânea, e atualidades sócio políticas;

Além de manter-se atualizado com o cenário artístico e cultural da cidade e do entorno e dos temas e proposições das instituições culturais locais, visando propiciar qualidade aos programas executados.

 Tratativa

Realizar as negociações com os possíveis ministrantes dos programas públicos a partir do orçamento pré aprovado com o apoio do setor de produção, no que cerne a cachê, materiais e necessidades técnicas para a execução de tais atividades.

Execução

Acompanhamento de visitas técnicas dos proponentes aos espaços onde serão ministradas as atividades, levantamento de informações e material gráfico para elaboração de material de divulgação, em relação com o setor de comunicação, levantamento de listas de materiais para orçamento e compra pelo setor financeiro, elaboração de check list para informar os setores da unidade envolvidos com a execução das atividades, acompanhar a atividade em si visando dar suporte aos ministrantes, colaboradores e público.

Formação

Elaborar e executar propostas de formação de colaboradores do MASP, com atividades internas e externas, visando capacitá-los. Acompanhamento dos agendamentos online realizados por escolas e grupos específicos. 

Requisitos:

- Formação superior completa e/ou pós-graduação em Artes Visuais, crítica e curadoria e/ou Ciências Humanas;

- Experiência de três anos ou mais em museus e outras instituições culturais;

Desejável:

- Conhecimentos em artes visuais, história e crítica da arte;

- Conhecimento avançado de inglês (outros idiomas são desejáveis);

- Domínio do pacote office;

- Conhecimento e contato com agentes do sistema de arte e cultura;

- Conhecimento de arte moderna e contemporânea, com atenção para as recentes aquisições do acervo do MASP ou para a produção de artistas mulheres, negros e indigenas;

- Bom domínio da norma culta do português; 

- Experiência em pesquisa e programação de projetos e ações culturais;

- Interesse em curadoria; 

Remuneração e benefícios:

- Remuneração bruta mensal;

- Contrato com previsão de 1 ano;

- Cartão Amigo MASP individual anual;

- Cartão ICOM (Comitê Internacional dos Museus): empréstimo de cartão do MASP para uso em viagens.

Caso tenha o perfil e formação necessários para a posição, e interesse em participar do processo seletivo, preencha o formulário de candidatura clicando aqui até o dia 04.02.2022. 

Agradecemos pelo seu interesse.

Link para Inscrição: https://masp.org.br/sobre/trabalhe-conosco

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário