domingo, 10 de abril de 2022

SUPERVISOR(A) DE CONSERVAÇÃO - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

SUPERVISOR(A) DE CONSERVAÇÃO - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

Prazo limite para cadastro até o dia 29/04/2022 

Posição CLT


Horário:

De segunda a sexta-feira, preferencialmente das 10h às 19h (40 horas semanais)


Descrição do cargo:

Planejamento, gestão e execução dos projetos de restauro, tratamento e conservação preventiva das obras do acervo do MASP e comodatos. Planejamento e gestão das análises e estudos das obras. Participação na definição e monitoramento das condições de climatização do museu, gestão de riscos do acervo e orientação em conservação preventiva para os agentes responsáveis pelas exposições temporárias do museu. Prospecção, desenvolvimento e gestão de parcerias nacionais e internacionais na área de Conservação.


Descrição das Atividades:

- Conservação preventiva: indicar os requisitos de conservação preventiva, monitorar a climatização e iluminação adequadas às obras; orientar demais equipes para manutenção das condições, manuseio e acondicionamento ideais.

- Conservação e Restauração: identificar e mapear danos e alterações nas obras; definição das análises científicas necessárias e interpretação dos resultados; realizar intervenções pontuais e/ou completas estruturais e/ou estéticas de conservação e restauro nas obras; identificar e definir prioridades de restauro e intervenções; elaboração de dossiês/ relatórios completos de estudo e tratamento.

- Projetos em parceria com terceiros: estabelecer parcerias institucionais e científicas; indicar profissionais aptos e com o perfil adequado para cada tipo de obra; redigir pré-projetos;  administrar e monitorar os tratamentos em andamento e direcionar o tipo de tratamento mais adequado; garantir um nível exemplar na execução dos restauros das obras do acervo, incluindo-se aqueles executados por equipes terceirizadas.

- Exposições temporárias: acolher os couriers de outras instituições; orientar as equipes do museu em relação ao manuseio, formas de exposição e condições de climatização, incluindo os índices de luz, de forma que as obras não apresentem alterações durante o período de exposição; oferecer auxílio técnico para resolução de ocorrências.

- Empréstimos: avaliação do estado das obras solicitadas; elaboração de pareceres e indicação das condições adequadas e necessidades das obras para o empréstimo; elaboração de laudos e condition reports das obras; orientar quanto ao tipo de embalagem e exibição mais adequadas; acompanhamento como courier.


Requisitos:

- Pós-graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis com especialização em restauração de pinturas.

- Experiência de 03 a 07 anos, preferencialmente em museus.


Desejável:

Conservação de bens culturais móveis em museus: avançado;

Restauração de pinturas de cavalete: avançado;

Conservação preventiva (acondicionamento, embalagem, trânsito, gestão de riscos, climatização, controle de pragas): avançado;

Conservação e restauro de arte europeia: intermediário;

Conservação e restauro de arte moderna e contemporânea: intermediário;

Conhecimento em técnicas de emolduramento e montagem de obras em vitrines climatizadas, molduras especiais etc: intermediário/avançado;

Análises científicas em conservação (conhecimento e interpretação): avançado;

História da Arte: intermediário;

História da Arte Técnica: intermediário;

Segurança em museus: básico;

Execução e conferência de laudos: avançado;

Concepção e elaboração de projetos: avançado;

Photoshop, Word e Excel, PPT: avançado; Photoshop, InDesign: intermediário;

Inglês fluente;

Outras línguas: desejável. 


Remuneração e benefícios:

- Salário fixo (CLT) compatível com o mercado cultural;

- Assistência Bradesco saúde - médica e odontológica;

- Vale-refeição e/ou alimentação;

- Vale-transporte;

- Vale-cultura;

- Cartão SESC;

- Cartão Amigo MASP individual anual;

- Cartão ICOM (Comitê Internacional dos Museus): empréstimo de cartão do MASP para uso em viagens.


Caso tenha o perfil e formação necessários para a posição, e interesse em participar do processo seletivo, preencha o formulário de candidatura clicando aqui até o dia 04.03.2022 [prorrogado para 29.4.2022]. 

Agradecemos pelo seu interesse.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWzWhACJw9TBmw5iblTq9S8CZl5LPRsD5m-2hP_sgiHQ-00A/viewform

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário