Analista de Qualidade de Vida R$ 6.291,54 - Brás, SP
Inscrições abertas até ás 13h do dia 20/10/2022
Requisitos: Graduação completa em Psicopedagogia, Psicologia ou Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia.
Experiência em psicopedagogia.
Conhecimentos e habilidades:
• Ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica, apoio psicopedagógico.
• Ferramentas para compartilhamento de arquivos em nuvem.
• Ferramentas para de vídeo chamadas.
• Ferramentas para criação de formulários digitais.
• Pacote Office.
• Técnicas de aconselhamento e orientação profissional.
• Psicologia da adolescência e de adultos.
• Desenvolvimento biopsicossocial humano.
• Problemas biopsicossociais.
• Saúde Mental na Escola: promoção de espaços saudáveis.
• Drogas e substâncias psicoativas.
• Sexualidade.
• Diversidade e Inclusão.
• Políticas sociais de saúde e educação.
• Ética e bioética.
• Legislação da área de atuação.
• Técnicas e linguagem para mediação de conflitos.
• Atuação em equipe inter, multi e transdisciplinar.
• Interpretação e escrita de desenvolvimentos de textos técnicos.
• Coleta, análise e interpretação de dados.
• Técnicas para condução de reuniões e rodas de conversa.
• Processos de ensino e aprendizagem.
• Técnicas de orientação de estudos.
• Boa comunicação em relações interpessoais e em público
• Ético e conciliador
• Capacidade de argumentação
• Proatividade
• Visão sistêmica
• Dinamismo
• Colaborativo
• Engajador
• Mediador
ATRIBUIÇÕES:
• Assessorar o corpo docente e a equipe escolar no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
• Ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental, monitoria, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, apoio psicopedagógico e participação em centros acadêmicos.
• Acompanhar o rendimento escolar observando o aproveitamento e a frequência dos estudantes, levantando indicadores de desempenho e qualidade para análise e propostas de intervenção.
• Elaborar o perfil da clientela escolar, utilizando inventários institucionais e da própria unidade escolar.
• Atuar no âmbito da educação, colaborando para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, visando promover a qualidade, a valorização e o alcance dos objetivos de ensino.
• Desenvolver, com a comunidade escolar, atividades visando prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam prejudicar o desenvolvimento de potencialidades, a autorrealização e o exercício da cidadania consciente.
• Identificar os tipos de dificuldades de problemas dos estudantes dentro do sistema educacional e encaminhar, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e a comunidade.
• Participar do processo de identificação, análise, solução de problemas que impactem o aproveitamento dos alunos, sob a forma de trabalho colaborativo com coordenadores e professores, para análise conjunta de possíveis formas de superá-los.
• Sistematizar o processo de acompanhamento de alunos realizando análise do rendimento escolar dos alunos por meio de levantamento de dados individuais e de turmas, mapeamento de situações e orientação de estudos.
• Atuar em colaboração com a coordenação no processo de recuperação e orientação de estudos de alunos.
• Realizar entrevistas, reuniões, orientações individuais ou em grupo, adequando à dinâmica às diversas faixas etárias, com vistas à prevenção, orientação sobre problemas psicossociais e inclusão escolar.
• Planejar e desenvolver programas e de prevenção e promoção em saúde e qualidade de vida e de inclusão escolar, bem como recorrer a outros profissionais de saúde, quando necessário.
• Implementar medidas e ações preventivas e corretivas para solucionar problemas relacionados ao convívio escolar e de questões psicossociais.
• Participar de reuniões com pais, discussões coletivas pedagógicas, reuniões pedagógicas e conselho de classe, contribuindo de forma integrada à equipe escolar para acompanhamento sistemático e contínuo das ações desenvolvidas com os educandos, equipes escolares, pais ou responsáveis.
• Participar e acompanhar o desenvolvimento de ações pedagógicas com propostas de temas e atividades transversais, incluindo o desenvolvimento de competências socioemocionais.
• Participar do desenvolvimento das atividades realizadas pela Equipe Escolar voltadas para implementação do Plano Estratégico, elaboração do Plano Escolar e da Proposta Pedagógica.
• Organizar e manter registros individuais de alunos, de acordo com os procedimentos internos à instituição.
• Participar dos processos de divulgação de vagas internas e externas ao SENAI-SP à comunidade escolar e no processo seletivo de novos alunos.
• Participar do planejamento e realização de ações e reuniões de acolhimento, integração, orientação e divulgação de atividades internas e externas com a comunidade escolar.
• Realizar mapeamento de recursos sociais disponíveis no SENAI-SP e na comunidade para divulgação aos alunos e funcionários.
• Cooperar na realização das atividades da AAPM – Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres e dos Programas de Saúde e de Segurança no Trabalho.
• Realizar estudos e pesquisas para subsídio da área educacional direcionando temas relativos ao desenvolvimento psicopedagógico dos alunos.
• Planejar e realizar campanhas, eventos, visitas técnicas e culturais que contribuam com o desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, bem como, com a implantação e manutenção de ambientes saudáveis nas escolas, abordando temas transversais e voltados à saúde integral.
• Realizar interlocução com programas internos do SENAI-SP para o desenvolvimento de práticas e ações de inclusão, diversidade, desenvolvimento pessoal e profissional e de orientação psicossocial dos alunos no ambiente escolar.
• Participar do processo de capacitação dos funcionários da Unidade Escolar, atuando no desenvolvimento e na operacionalização de programas de formação da equipe escolar.
• Participar da organização das solenidades de formatura dos alunos.
• Elaborar relatórios de atividades e ações, bem como de síntese de dados levantados no cotidiano escolar.
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