Recentemente em meio a um treinamento de liderança, um dos participante me disse:
" - Eu não concordo com o que você estava falando, eu tenho 15 anos de experiências na minha área e acho que isso não vai funcionar!"
Educadamente eu aguardei ele concluir sua fala, e pude perceber que ele tinha uma enorme resistência ao novo e a mudança.
Sabe aquele funcionário que entrou na empresa a 15 anos atrás, se dedicou muito, o chamado "vestiu a camisa", dedicou horas e horas de sua vida na empresa e hoje tem um cargo de gestão. Então, esse era nosso amigo em questão.
Respeito imensamente a história das pessoas, sei o quanto é difícil crescer e evoluir dentro do mundo corporativo, mas também aprendi que existem outras formas de se obter sucesso.
É possível obter sucesso sendo estratégico, aprendendo a falar "Não", fazer gestão sobre sua rotina, influenciar e engajar seus colaboradores, e tantas outras formas.
Não é porque conseguimos chegar ao topo, que nosso conhecimentos anterior vai nos garantir um lugar perpétuo. Precisamos estar abertas, mente e coração, para aprendermos.
Precisamos ser ensináveis!
Pessoas que acreditam que sabem se tudo, com o tempo se tornam arrogantes e ficarão para trás.
Precisamos aprender novas tecnologias, desenvolver o autoconhecimento, desenvolver nossas habilidades relacionais, pensar e agir estrategicamente, e a única coisa que precisamos é nos permitirmos.
A chave é: PERMITA-SE!
Você pode estar se perguntando, como eu respondi ao senhor durante o treinamento, e vou te contar.
Eu apenas disse a ele:
" - Agradeço imensamente que o senhor tenha se sentido seguro e confortável de expressar sua opinião e até sentimento, e é isso que buscamos nesse treinamento com vocês. Estamos aqui em um ambiente seguro onde não somos obrigados a concordas, mas precisamos estar abertos ao aprendizado.
Certa vez, quando eu já tinha uma boa experiência no mercado de trabalho, eu me perguntei:
- Será que tenho 10 anos de experiência, ou tenho 1 ano de experiência repetido 10 vezes?
Quando eu me fiz esse pergunta, desde então nunca mais parei de aprender. Faço muitos cursos, mentorias, leio livros, vou a palestras e eventos e tenho sede de aprendizado. Isso me fez me tornar não só um profissional melhor, mas também um ser humano melhor.
Quero que todos compartilhem suas opiniões de forma confortável e sem julgamentos, mas também preciso que vocês se permitam a aprender algo novo. É necessário muitas vezes desaprender para aprender, e faremos esse processo juntos!"
Essa foi minha abordagem durante o treinamento, e senhor que antes não concordava foi um dos participantes mais ativos e que mais agradeceu ao final do treinamento.
Empresas precisam, e muito, desenvolver seus líderes.
É uma responsabilidade do RH das empresas, neste ano de 2024, desenvolver pessoas!
E nessa missão eu posso te ajudar, conte comigo!
Liderança não é cargo, é mentalidade!
Fonte: Richard Heiras Top Influencer de RH 2023 | Especialista em Liderança e RH | Palestrante | Mentor | Sniper de DinoChefes 🦖 | Transformando vidas e negócios através do conhecimento e provocações positivas | Parcerias & Publi
Nenhum comentário:
Postar um comentário