Não investir em home office é não saber empreender.
Seu funcionário economiza, sim.
E sua empresa também.
Empresas que adotam o trabalho remoto ou híbrido podem reduzir custos operacionais de forma significativa.
✅ Vale-transporte
Com menos ou nenhum deslocamento diário, o empregador pode reduzir ou até eliminar esse custo, dependendo do modelo adotado.
✅ Infraestrutura física
Escritórios menores significam menos gastos com aluguel, condomínio, IPTU e mobiliário. Algumas empresas até desativam unidades físicas e operam de forma 100% remota.
✅ Contas fixas
Luz, água, internet e materiais de escritório também pesam no orçamento. Com menos gente presencialmente, os custos caem consideravelmente.
✅ Benefícios presenciais
Se antes era necessário manter refeitórios, café para os funcionários ou vales-refeição em valores mais altos, no home office esses custos podem ser ajustados.
É claro que nem tudo são flores, como em qualquer outro regime de trabalho.
Por exemplo, se a empresa economiza, mas o colaborador precisa arcar com internet mais rápida, energia elétrica e equipamentos sem suporte, a conta não fecha. O ideal é oferecer auxílios compatíveis com essa nova realidade.
Porém, acho interessante enfatizar que um empreendedor que está verdadeiramente preocupado em cortar custos já entendeu que o home office é a melhor alternativa.
Em muitos casos (e não estou, obviamente, considerando trabalhos que de fato só podem ser presenciais), manter um escritório físico aberto e cheio de pessoas é apenas reflexo do ego do dono da empresa.
Escolha inteligente. Por seu funcionário, pela sua empresa e pelo seu bolso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário