Diretor (a) Técnico (a) - Centro Histórico de São Paulo
Inscrições até o dia 08/12/2025
Museu da Língua Portuguesa
REQUISITOS MÍNIMOS PARA O CARGO
Escolaridade: Formação Superior Completa e Pós-Graduação strictu ou lato senso, preferencialmente com pesquisas desenvolvidas sobre museus, patrimônio material e imaterial, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa ou temas ligados à lusofonia.
Línguas: domínio avançado ou fluente do inglês, com desejável domínio avançado de mais um idioma.
Experiência consolidada em museus e/ou instituições culturais.
Sólida experiência na gerência de equipes técnicas, além de consolidada experiência em gestão de pessoas e de processos gerenciais.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES (DESCRIÇÃO DETALHADA)
Desenvolver o planejamento estratégico das áreas técnicas de curto, médio e longo prazo, a partir das diretrizes e em diálogo com a Diretora Executiva e Diretoria Administrativo-Financeira;
Elaborar e executar os planos de ação, cronograma e orçamento das áreas técnicas da instituição;
Orientar e coordenar os comitês técnicos da instituição (Comitê Curatorial e Comitê de Inovação e Pesquisa);
Dirigir e articular o trabalho das equipes técnicas da instituição, bem como o de consultores e colaboradores externos que atuam junto à área técnica;
Definir diretrizes e políticas de pesquisa, salvaguarda e comunicação museológica;
Definir e implementar as diretrizes e políticas de acervo e aquisições, incluindo a gestão de direitos autorais e de imagem;
Implementar e monitorar o trabalho nas linhas de pesquisa da instituição, visando seu desdobramento nas áreas educativas,
expositivas e de programação cultural;
Monitorar a gestão dos programas de salvaguarda dos acervos materiais e imateriais;
Apoiar à área de Desenvolvimento Institucional na elaboração de projetos e no
cumprimento dos compromissos firmados com apoiadores da instituição;
Articular e propor parcerias institucionais – nacional e internacionalmente – para as áreas técnicas da instituição;
Planejar a concepção e a produção de projetos e fazer implementar os programas culturais e educativos;
Definir diretrizes para curadoria, conteúdo, expografia, direção de arte e interfaces de comunicação ao público para as exposições de longa duração, temporárias, itinerantes e virtuais;
Definir diretrizes e aprovar o desenvolvimento de textos e publicações impressas e digitais;
Definir estratégias e diretrizes para a articulação e participação de públicos e comunidades de interesse do museu;
Apoiar a implementação de mecanismos de avaliação das ações e de satisfação do público;
Coordenar a execução e revisar a produção de relatórios e apresentações das áreas técnicas;
Representar institucionalmente o IDBrasil em eventos relacionados à sua área de atuação.
MISSÃO (DESCRIÇÃO SUMÁRIA)
Experiência em posição de liderança em instituições culturais, preferencialmente museus, incluindo gestão de equipes técnicas, gestão de processos e execução de ações relacionadas às atividades-meio e às atividades-fim de um museu, e gestão de parcerias técnicas, sempre com referência aos documentos norteadores e normativas institucionais.
Visão estratégica e sistêmica, com habilidades em planejamento em nível tático e operacional, bem como na elaboração e cumprimento de planos de trabalho, cronograma e orçamento. Competências relacionadas a gestão de pessoas, gestão de processos, gestão de projetos e relacionamento interpessoal.
Acesse o link para se candidatar à vaga e mais informações: https://forms.gle/jGh5XWRexSpkK9Vn9

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