quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Diretor (a) Técnico (a) - Centro Histórico de São Paulo

Diretor (a) Técnico (a) - Centro Histórico de São Paulo 

Inscrições até o dia 08/12/2025

Museu da Língua Portuguesa


REQUISITOS MÍNIMOS PARA O CARGO

Escolaridade: Formação Superior Completa e Pós-Graduação strictu ou lato senso, preferencialmente com pesquisas desenvolvidas sobre museus, patrimônio material e imaterial, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa ou temas ligados à lusofonia.

Línguas: domínio avançado ou fluente do inglês, com desejável domínio avançado de mais um idioma.

Experiência consolidada em museus e/ou instituições culturais.

Sólida experiência na gerência de equipes técnicas, além de consolidada experiência em gestão de pessoas e de processos gerenciais.


PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES (DESCRIÇÃO DETALHADA)

Desenvolver o planejamento estratégico das áreas técnicas de curto, médio e longo prazo, a partir das diretrizes e em diálogo com a Diretora Executiva e Diretoria Administrativo-Financeira;

Elaborar e executar os planos de ação, cronograma e orçamento das áreas técnicas da instituição;

Orientar e coordenar os comitês técnicos da instituição (Comitê Curatorial e Comitê de Inovação e Pesquisa);

Dirigir e articular o trabalho das equipes técnicas da instituição, bem como o de consultores e colaboradores externos que atuam junto à área técnica;

Definir diretrizes e políticas de pesquisa, salvaguarda e comunicação museológica; 

Definir e implementar as diretrizes e políticas de acervo e aquisições, incluindo a gestão de direitos autorais e de imagem;

Implementar e monitorar o trabalho nas linhas de pesquisa da instituição, visando seu desdobramento nas áreas educativas,

expositivas e de programação cultural;

Monitorar a gestão dos programas de salvaguarda dos acervos materiais e imateriais;

Apoiar à área de Desenvolvimento Institucional na elaboração de projetos e no

cumprimento dos compromissos firmados com apoiadores da instituição;

Articular e propor parcerias institucionais – nacional e internacionalmente – para as áreas técnicas da instituição;

Planejar a concepção e a produção de projetos e fazer implementar os programas culturais e educativos;

Definir diretrizes para curadoria, conteúdo, expografia, direção de arte e interfaces de comunicação ao público para as exposições de longa duração, temporárias, itinerantes e virtuais;

Definir diretrizes e aprovar o desenvolvimento de textos e publicações impressas e digitais;

Definir estratégias e diretrizes para a articulação e participação de públicos e comunidades de interesse do museu;

Apoiar a implementação de mecanismos de avaliação das ações e de satisfação do público;

Coordenar a execução e revisar a produção de relatórios e apresentações das áreas técnicas;

Representar institucionalmente o IDBrasil em eventos relacionados à sua área de atuação.


MISSÃO (DESCRIÇÃO SUMÁRIA)

Experiência em posição de liderança em instituições culturais, preferencialmente museus, incluindo gestão de equipes técnicas, gestão de processos e execução de ações relacionadas às atividades-meio e às atividades-fim de um museu, e gestão de parcerias técnicas, sempre com referência aos documentos norteadores e normativas institucionais.

Visão estratégica e sistêmica, com habilidades em planejamento em nível tático e operacional, bem como na elaboração e cumprimento de planos de trabalho, cronograma e orçamento. Competências relacionadas a gestão de pessoas, gestão de processos, gestão de projetos e relacionamento interpessoal.


Acesse o link para se candidatar à vaga e mais informações: https://forms.gle/jGh5XWRexSpkK9Vn9

 

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