terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Analista de Patrimônio Cultural R$ 6.000,00 a 7.000,00 - São Paulo

Analista de Patrimônio Cultural R$ 6.000,00 a 7.000,00 - São Paulo

Inscrições até o dia 19/02/2026

Fundação Energia e Saneamento


Pelo menos uma das vagas será prioritariamente destinada a pessoas pretas.


Formação Acadêmica:

Ensino Superior completo em Arquitetura ou áreas afins.

Desejável pós-graduação concluída em Patrimônio Cultural, Restauro ou em áreas afins.


Experiência:

Experiência mínima de 2 anos contínuos (ou 3 anos, considerando períodos intercalados de tempo) em atividades ou cargos similares.

Experiência mínima de 2 anos em atividades ou cargos similares no setor cultural e/ou Terceiro Setor.

Vivência prática na elaboração de projetos de intervenção em bens tombados, abrangendo diagnóstico de danos, anamnese, conservação preventiva, intervenções de restauro, e detalhamento técnico (técnicas construtivas tradicionais).

Vivência no acompanhamento, supervisão e fiscalização de obras, garantindo que as intervenções sigam fielmente o projeto aprovado e as técnicas de restauração.

Experiência com as leis de tombamento (federal, estadual e municipal), normas de preservação, e compreensão dos processos administrativos para obtenção de licenças em áreas protegidas.

Experiência em elaboração de relatórios técnicos, orçamentários e institucionais.

Experiência em elaboração de projetos de reforma, restauração, ampliação de bens protegidos ou experiência projetos de pesquisa, documentação/registro e preservação de bens culturais materiais e imateriais.

Experiência em ações de conscientização da sociedade sobre a preservação. 

Experiência direta em órgãos de preservação do patrimônio cultural será um diferencial.

Experiência em projetos de acessibilidade em edificações tombadas será um diferencial.

Experiência com o uso de ferramentas de modelagem 3D (Revit, Archicad, Sketchup) e renderização (Vray, Enscape, Lumion) será um diferencial.


Descrição da vaga

Apoiar o planejamento, criação e execução de estratégias de assessoramento a municípios, proprietários de bens protegidos e instituições de patrimônio cultural, garantindo que as ações cheguem ao público foco.

Realizar e/ou orientar, acompanhar e monitorar a realização de atividades de documentação, pesquisa, conservação, preservação, elaboração de projetos de intervenção, educação e comunicação relacionados a bens protegidos e áreas de interesse histórico, visando garantir e estimular a adoção das melhores práticas e a adoção de rotinas e políticas sustentáveis, acessíveis e participativas em municípios do Estado de SP.

Prestar orientação técnica e assessoramento (presencial e/ou à distância) a gestores, pesquisadores e interessados internos e externos, sobretudo profissionais de órgãos públicos e instituições de patrimônio cultural e proprietários de bens protegidos em municípios paulistas.

Realizar e/ou orientar, acompanhar e monitorar o registro, inventário, catalogação e descrição de bens culturais protegidos, bem como a alimentação de bancos de dados, visando a democratização do acesso e a adequada disponibilização por meio de plataformas informatizadas e sistemas de informação em municípios do Estado de SP.

Participar da elaboração, realização, monitoramento e avaliação de ações de formação, capacitação e qualificação técnica voltada a proprietários de bens protegidos, profissionais de órgãos e conselhos de preservação cultural e interessados em geral.

Participar da elaboração, realização, monitoramento e avaliação de ações de articulação em redes temáticas e territoriais de conselheiros municipais de patrimônio cultural, proprietários de bens protegidos, servidores de órgãos de preservação e outros públicos interessados.

Participar da elaboração, realização, monitoramento e avaliação de eventos voltados à preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural.

Apoiar, orientar, acompanhar e monitorar processos de municipalização de museus instalados em bens protegidos em municípios do Estado de SP.

Realizar e/ou orientar, acompanhar e monitorar análises técnicas sobre a integridade física de edificações, conjuntos de bens e acervos patrimoniais.

Elaborar ou participar da elaboração de projetos e experimentações com uso de novas tecnologias (como escaneamento e modelagem 3D, fotogrametria etc.), visando a preservação patrimonial.

Organizar e/ou orientar, acompanhar e monitorar a elaboração de matrizes de riscos e a implementação de planos de manutenção predial, conservação preventiva e segurança e planos de contingência e salvaguarda de bens culturais protegidos e áreas de interesse histórico, visando a implantação de políticas de preservação e conservação preventiva em municípios do patrimônio cultural do Estado de SP. 

Apoiar, orientar, acompanhar, monitorar e participar da elaboração de normas, fluxos documentais, manuais de procedimentos, rotinas administrativas e políticas de gestão de acervos, edificações históricas e bens culturais protegidos.

Produzir e apoiar a produção de relatórios técnicos, institucionais e de prestação de contas, além de outras publicações, apresentações e materiais educativos.

Participar de comitês internos (inter-áreas) e externos, para potencializar as estratégias de governança participativa, o compartilhamento de conhecimentos e a otimização de recursos.

Apoiar o qualificado relacionamento da FES com grupos de influência em sua área de atuação.

Monitorar temas de interesse local/regional que possam ser relevantes para as iniciativas e projetos da FES e acompanhar agendas institucionais, para identificar oportunidades.

Monitorar indicadores de resultados dos projetos da área, controlar metas, orçamentos e elaborar relatórios de registro, monitoramento e avaliação das atividades, resultados e impactos.

Realizar ou supervisionar o monitoramento das condições físicas e de infraestrutura das Unidades da FES em que atua e seus entornos; contribuir para sua preservação e informar imediatamente quaisquer intercorrências, bem como cumprir os planos de segurança e salvaguarda de cada Unidade.

Participar das atividades de capacitação e treinamento presenciais ou virtuais oferecidas pela FES.

Zelar pela adoção e consolidação de práticas acessíveis, sustentáveis justas e respeitosas em suas atividades e no relacionamento com o público, fornecedores e parceiros.

Apoiar a execução das metas e o alcance dos resultados planejados, com dedicação e foco na qualidade das realizações, no cumprimento dos prazos e no atendimento às normas.


Locais de atuação:

Sede da FES, em São Paulo – SP, ou unidades da FES, em Itu, Rio Claro ou Salesópolis – SP


As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://www.energiaesaneamento.org.br/trabalhe_conosco/analista-de-patrimonio-cultural-4-vagas/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário