Coordenador de Tecnologia da Informação - Hospital das Clínicas de São Paulo
Inscrições até o dia 23/09/2026
Fundação Faculdade de Medicina
Formação: Graduação concluída em áreas de Tecnologia (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia, Análise de Sistemas ou afins)
Pós-graduação lato sensu ou MBA concluído em Gestão de TI, Governança, Segurança da Informação ou Gestão de Projetos, ou especializações em Gestão de Negócios, Administração Estratégica ou Gestão Hospitalar.(obrigatoriedade de anexar documentação)
Conhecimentos:
Gerenciamento de projetos (PMI, PRINCE2)
Frameworks ágeis (PMI-ACP, PRINCE2 Agile)
Governança de TI (COBIT, ITIL)
Segurança da informação (ISO/IEC 27001)
Computação em nuvem (AWS, GCP)
Mapeamento e desenho de processos de negócio (BPM)
Inglês técnico (leitura de documentações e manuais técnicos de hardware e software)
Desejável vivência na área da Tecnologia da Informação;
Vicência em cargos de liderança, gestão de equipe ou coordenação de TI.
Desejável experiência de trabalho no segmento de saúde (ambiente hospitalar, laboratorial ou operadoras de saúde suplementar).
Diferencial valorizado: Experiência e prática nas parametrizações, mapeamento de
integrações e módulos assistenciais ou administrativos do ERP Hospitalar Soul MV.
Atribuições:
1. Gestão e Sustentação de Sistemas de Informação
Gerenciar a integridade, estabilidade e a evolução técnica dos sistemas de informação administrativos, clínicos e de apoio operacional utilizados pelo Instituto Central.
Monitorar o desempenho e mitigar riscos de interrupção ou lentidão nos sistemas legados locais.
Coordenar as respostas imediatas e planos de contenção para desvios operacionais ou indisponibilidades de alta relevância.
Supervisionar a parametrização, os testes de validação, as documentações e o controle de alterações nos sistemas vigentes.
Levantar e mapear as necessidades reais dos usuários, convertendo fluxos operacionais em especificações técnicas funcionais.
Manter o inventário atualizado das ferramentas e aplicações em uso, registrando responsabilidades e criticidades de cada sistema.
2. Integração e Interoperabilidade
Coordenar e acompanhar tecnicamente a comunicação e o tráfego de dados seguros entre as interfaces de diferentes sistemas.
Sanar preventivamente inconsistências, duplicidades de cadastros e interrupções nas conexões entre plataformas de sistemas.
Colaborar diretamente com a TI Corporativa na aplicação de normas comuns e diretrizes corporativas de integração de soluções.
Manter atualizados os esquemas técnicos e desenhos de arquitetura de tráfego de dados e integrações críticas.
3. Governança de Tecnologia da Informação
Aplicar e acompanhar as diretrizes, procedimentos regulamentares e padrões de governança instituídos pela organização.
Estruturar e refinar os fluxos locais de atendimento de incidentes, solicitações, ciclo de mudanças e gestão de configuração.
Controlar a qualidade operacional das equipes de TI locais mediante monitoramento sistemático de SLAs, prazos e KPIs.
Organizar planos de ação corretivos e de contingência para contornar gargalos técnicos detectados na operação.
Garantir que acessos, inventários, processos e rotinas administrativas do setor estejam devidamente registrados e documentados.
Auxiliar a gerência corporativa no plano de demandas, definição de prioridades locais de projetos e mapeamento de riscos operacionais.
4. Segurança da Informação
Assegurar a aplicação efetiva das normas locais e globais de segurança da informação em todos os ativos tecnológicos do Instituto.
Auditar perfis de usuários e permissões de acesso aos sistemas, seguindo regras rígidas de segregação de deveres e privilégio mínimo.
Avaliar de forma preventiva falhas de rede local ou de computadores que representem brechas de segurança de dados.
Reportar com rapidez qualquer incidente, vazamento ou ataque contra a segurança lógica da instituição.
Orientar colaboradores e equipes internas de tecnologia sobre boas práticas preventivas de proteção de senhas e uso de hardware.
Estruturar os novos projetos de sistemas e fluxos locais de suporte técnico em conformidade estrita com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
5. Continuidade dos Serviços de TI
Planejar, testar e atualizar com frequência as diretrizes e manuais locais de contingência operacional de tecnologia.
Mapear e sinalizar ativos, ferramentas e infraestruturas locais vitais para a preservação ininterrupta do cuidado aos pacientes.
Disponibilizar rituais e fluxos operacionais de contingência manual no caso de indisponibilidade inesperada de sistemas.
Executar exercícios e simulações técnicas periódicas dos planos de contingência, corrigindo gargalos operacionais encontrados.
Supervisionar as rotinas locais de cópias de segurança (backups) e checagens de restauração de bancos de dados em sintonia com a TI Corporativa.
Liderar a atuação da equipe de suporte durante paralisações inesperadas, conduzindo a recuperação ágil e segura da operação.
Investigar a causa-raiz técnica de quedas sistêmicas graves e traçar ações mitigadoras de longo prazo.
6. Infraestrutura e Parque Tecnológico
Coordenar a disponibilidade operacional e manutenção dos equipamentos locais de TI, como desktops, laptops, impressoras, switches locais, cabeamentos locais e roteadores Wi-Fi de uso local.
Manter atualizado o registro de ativos e equipamentos com dados sobre localização física, estado de uso, ciclo de obsolescência e garantias.
Propor e detalhar a substituição ordenada de maquinários lentos ou tecnologicamente obsoletos que impactem a produtividade.
Assegurar a correta execução de remanejamentos físicos, instalações de hardwares, formatações e descarte correto de materiais de TI.
Atuar em parceria com a TI Corporativa no gerenciamento e nas solicitações ligadas à conectividade central, roteamento corporativo e links compartilhados de telecomunicação.
7. Atendimento e Suporte aos Usuários
Garantir atendimento ágil de suporte técnico direcionado às equipes administrativas, médicas e assistenciais do Instituto.
Padronizar as etapas de abertura, classificação de urgências, soluções e encerramento de chamados locais de tecnologia.
Focar tratamento preferencial a problemas ou incidentes sistêmicos que afetem as atividades assistenciais diretas dos pacientes.
Monitorar indicadores de suporte técnico local (volumetria, tempos de resposta - SLAs, backlog e índice de reaberturas).
Identificar comportamentos ou bugs de sistemas repetitivos de suporte, buscando ações para
erradicar retrabalho operacional.
8. Gestão da Equipe de Tecnologia da Informação
Coordenar os analistas técnicos internos e prestadores externos que integram a equipe técnica local de informática.
Mapear escalas de serviço, plantões e distribuição de tarefas para manter a cobertura dos atendimentos prioritários.
Avaliar as métricas de entrega de tarefas, cumprimento de prazos operacionais e eficácia técnica individual.
Apoiar o crescimento profissional dos técnicos, estimulando treinamentos práticos e atualização técnica.
Estimular a documentação interna de soluções para atenuar a dependência exclusiva de conhecimento de membros específicos.
Garantir equilíbrio na distribuição de tarefas de TI críticas para evitar sobrecarga ou lacunas operacionais de suporte.
9. Gestão de Contratos e Fornecedores
Supervisionar e auditar tecnicamente os contratos ativos de manutenção, softwares locais e serviços técnicos terceirizados de TI.
Monitorar prazos de acordos de nível de serviço, qualidade de materiais e cumprimento pleno das cláusulas pactuadas com fornecedores.
Fiscalizar e dar aceite técnico nos relatórios de entregas de serviços antes do encaminhamento para fluxos financeiros.
Negociar planos de recuperação técnica de serviços ou melhoria operacional junto a fornecedores que apresentarem atrasos ou falhas.
Fornecer subsídios e especificações técnicas robustas para subsidiar novos estudos, compras e editais locais de informática.
Cooperar no julgamento técnico e comparação de propostas de produtos de novos fornecedores interessados em parcerias.
Controlar os prazos de vigência, prorrogações automáticas e revisões de contratos para impedir a interrupção de coberturas.
Organizar controle financeiro sobre licenças corporativas locais, contratos ativos e subscrições do departamento.
Apoiar o Gerente de TI na elaboração, planejamento e administração rigorosa do orçamento anual da área de TI do Instituto (CAPEX e OPEX).
10. Projetos e Implantação de Soluções Tecnológicas
Coordenar a execução operacional e técnica de novas ferramentas e sistemas autorizados para implantação local.
Traçar o cronograma de instalação, dimensionando riscos operacionais, demandas de rede, integrações e rotinas de suporte.
Gerenciar e acompanhar os ensaios práticos e validações sistêmicas diretamente com as áreas usuárias de saúde ou administrativas.
Garantir que as novas soluções tecnológicas entrem em produção com documentação técnica detalhada, fluxos de suporte e contingência estruturados.
Prever os reflexos operacionais de softwares inéditos sobre a infraestrutura preexistente, garantindo compatibilidade e estabilidade.
Acompanhar o período pós-implantação (estabilização), promovendo correções imediatas de bugs e falhas decorrentes do rollout.
Estruturar planos de rollout detalhados, estabelecendo critérios claros para fatiar fases de ativação por setores e criticidade.
11. Relacionamento Institucional
Atuar como canal e ponto de contato técnico em tecnologia para todos os departamentos do Instituto Central.
Apresentar à gerência relatórios periódicos de indisponibilidades críticas de rede, andamento de chamados e status dos projetos.
Área de Atuação: Complexo Hospital das Clínicas de São Paulo
Carga horária: 40 horas semanais
Local de trabalho: São Paulo- SP
Para mais informações e inscrições, acesse o link: https://www.vagas.com.br/vagas/v2835476/coordenador-de-tecnologia-da-informacao

Nenhum comentário:
Postar um comentário