sábado, 27 de março de 2021

Perfis dos Profissionais no Home Office - Parte 1

 

O bajulador

Esse perfil costuma repetir e compartilhar frases e pensamentos do chefe, não perde a chance de elogiá-lo e expõe seus colegas para chamar a atenção.

Mas, no home office, as pessoas estão sendo mais valorizadas pela qualidade do seu trabalho e resultados do que pela competência em bajular.






O braço curto

Esse perfil não gosta de trabalhar – deixa para as outras pessoas assumirem as responsabilidades e quase não participa ativamente das discussões virtuais da equipe.

Sempre ignora as cobranças, dando desculpas como não recebeu as informações necessárias, não compreendeu a tarefa ou que a conexão estava ruim e recebeu as mensagens muito tempo depois.


O sem noção

Fala demais, tem opinião sobre tudo e todos e acaba ultrapassando os limites da 'netiqueta' (etiqueta na internet).

Além de falar de coisas nas quais ninguém está interessado, fica mandando links que encontra em redes sociais para os grupos de trabalho que não têm nenhuma ligação com as atividades da equipe.






O que nunca perde a piada

O bom humor é essencial na vida e ter alguém para descontrair um pouco o ambiente de trabalho sempre é bem-vindo, mas quando a pessoa faz isso o tempo todo é complicado.

Muitas pessoas fazem isso como forma de distração para escapar de assuntos ou tarefas que são realmente importantes.

Apesar de o home office permitir uma certa jovialidade, não devemos esquecer que ainda estamos num ambiente de trabalho.




O dramático ou reclamão

Tudo para ele sempre é mais difícil. Na maioria das vezes, fica desabafando sobre uma coisa que somente acontece com ele ou que apenas ele está percebendo, drenando a energia da equipe.

Tem sempre uma história sobre como alguma coisa não deu certo. Pessoas desmotivadas geralmente têm mais dificuldade de cooperar com os outros, semeando uma atitude desagregadora na equipe e na empresa.

O exibido

Todo mundo tem experiências e conhecimentos diferentes, mas este perfil de profissional faz questão de falar em todas as reuniões tudo o que já vivenciou ou que sabe fazer. Ou, ainda, emite opinião ou mostra que tem uma ideia a acrescentar em cima do que seus colegas estão fazendo. Um dica: apenas dê conselhos ou opiniões quando for solicitado.



O proativo 

Está sempre atualizado, não tem medo de errar, geralmente está um passo à frente, antecipa as necessidades, resolve problemas e conflitos. 

Consegue administrar bem seu tempo para não ter retrabalhos. 

Mas às vezes “o tiro sai pela culatra”, causando grande estrago nos resultados.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário