sábado, 27 de março de 2021

Perfis dos Profissionais no Home Office - Parte 2

O retraído

É aquele profissional que “entra mudo e sai calado”. Às vezes a equipe até esquece que ele está participando da reunião, pois nem a câmera ele quer usar devido à preocupação com a opinião dos outros e com o julgamento negativo.

Como as reuniões virtuais e grupos permitiram que mais pessoas se conectassem, este profissional prefere se esconder, pois escolhe conversar com quem já conhece e confia na vida real.

O atrapalhado

Quando consegue colocar o áudio, perde o vídeo, quando consegue colocar os dois, perde a conexão, sempre pedindo desculpas pelo cenário que está atrás dele, mas nunca pensa em melhorá-lo. Esquece que está de camiseta regata ao entrar na reunião e tenta trocar a camisa sem pausar o vídeo.

Isso até “quebra o gelo” da reunião, mas o maior problema é a sua desorganização, pois nunca está com os arquivos e apresentações necessárias em mãos, sempre promete enviar logo que encerrarem reunião, mas nunca envia nada.


O superprodutivo

Sempre preparado, tem diversos dados, arquivos e ideias para apresentar, usa ferramentas diferentes de trabalho, dificultando que os demais consigam acompanhá-lo, acelera tanto as reuniões que algumas pessoas se perdem. A produtividade se tornou pré-requisito para o home office, mas, como no caso do proativo, o excesso pode atrapalhar a equipe e os resultados esperados.


Só conversa e não trabalha

As trocas de ideias são necessárias no ambiente de trabalho, mas não podemos deixar as obrigações de lado para apenas conversar.

Além disso, pessoas que falam demais acabam gerando desconforto e perda de foco da equipe. Para se proteger, diga que está ocupado ou que falarão sobre isso depois.



O fofoqueiro

A fofoca é inevitável no ambiente de trabalho, e quanto maior a quantidade de colaboradores, mais ela se propaga. Imagine isso no ambiente virtual, onde todo mundo fala com todo mundo.

Todos sabemos que as conversas paralelas afetam negativamente o trabalho da equipe, mas no ambiente virtual isso se agrava muito, pois as pessoas passam a se comunicar paralelamente sem que ninguém perceba, desviando a atenção do tema principal.

O cagueta ou dedo duro

Apesar de ser odiado pela maioria das pessoas, saiba que dois em cada três colaboradores são caguetas, ou seja, contam tudo para os outros – então cuidado com eles.

O famoso dedo duro se incomoda com o triunfo alheio, por isso aponta os defeitos dos outros para tentar levar vantagem. Mas este comportamento irrita seus colegas e muitas vezes desperdiça o tempo do chefe com informações insignificantes.

O paranoico

Acha que tudo que é falado em reuniões ou nos grupos de trabalho é relacionado a ele. 

Entende tudo como indiretas relacionadas ao seu desempenho e se preocupa em dar satisfação de tudo que está fazendo. 

Esse profissional é inseguro e passa essa insegurança para a equipe, podendo irritar colegas e chefia.









 

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